quarta-feira, 21 de setembro de 2011

"o profeta"

Como sempre o que me chama, ou, nos chama mais atenção em nossa cidade é sem dúvida a política. Aconteceram três convenções em nossa cidade, a do PMDB, PT e PSB. Todas com o mesmo intuito, a de formar e organizar os seus diretórios. No entanto, o que observamos foi outra coisa bem mais além do que uma simples definição de diretório. Consistiu naquilo que eu, o “profeta político” de Campo Grande, já sabia, o cisma das coligações anteriores, ou dos grupinhos que não se apartavam nunca, por que eram todos fies e amigos do peito um do outro. Tudo balela, pois, onde existe política existe poder e onde existe poder existe briga por ele, foi assim desde os primórdios e não será diferente agora e principalmente em nossa cidade.
 

 Quase todos os homens são capazes de superar a adversidade, mas, se se quiser pôr à prova o carácter de um homem, dê-se-lhe poder.” Abraham Lincoln



Essa frase célebre de Abraham Lincoln resume ou define o que eu quero dizer sobre as pessoas que querem ou tiveram o poder nas mãos. Ele, o poder, é o reflexo do dinheiro e vice e versa. E quando se fala em dinheiro e poder, logo pensamos em política ou políticos. Acredito assim, que nenhum desses que se apresentam como o “São Samaritano” da política campograndense está disposto a gastar o que tem e o que não tem para se eleger numa campanha política e para depois simplesmente se manter com o salário que irá receber. Eles investem no poder, somente no poder. Sabemos ainda que a moeda de troca para tanto, é o voto do cidadão, que são chamados por alguns de “bois”. Pois é meus amigos, foi assim que um desses “prováveis candidatos nos chamaram na campanha de deputado na eleição passada. Não sei se eu sinto raiva , nojo ou admiração por essa politicalha. Raiva, por não ter capacidade de mudar. Nojo, por fazer parte dessa “porcalhada”, pois, sou obrigado a votar e também não tenho estômago para me candidatar a nada. Admiração, por que é algo superior e envolve  as mentes mais aguçadas capaz de transformar o visível em invisível e ser capaz de mexer com o que as pessoas tem mais de sagrado, a vida. Quem leu “O príncipe” de Maquiavel sabe também o que eu quero dizer. E para terminar o que penso sobre político, lhes apresento outra frase de Lincoln.


“Podeis enganar toda a gente durante um certo tempo; podeis mesmo enganar algumas pessoas todo o tempo; mas não vos será possível enganar sempre toda a gente."

Nenhum comentário:

Postar um comentário