Ontem saiu o resultado do IDEB 2011.
Na verdade, eu desconfio de alguns resultados dessas avaliações, pois, existe
muita maquiagem nesses resultados, sobretudo, em relação às escolas públicas,
as quais muitas vezes induzem os alunos nas respostas das avaliações para
conseguir resultados melhores com a clara intensão de se sair bem na fita. E
mesmo assim, o resultado ainda é pífio e vergonhoso, bem abaixo dos padrões
internacionais de qualidade. As comemorações de algumas instituições e
municípios em relação às notas obtidas não reflete a realidade da educação em
nosso país, sabemos, portanto, que as notas apesar de baixas, elas estão bem
acima da realidade apresentada no sistema de ensino, bem como, a sua
infraestrutura oferecida aos seus alunos. Quando uma instituição apresenta
notas acima da média, os especialistas alegam que a escola na qual conseguiu o
resultado, tem estrutura e sistema de ensino idêntico ao de uma escola particular.
Por outro lado, o resultado do IDEB das instituições de ensino particular ficou
abaixo da média, vai lá entender essas coisas. Só para vocês terem noção das
notas, as melhores notas foram entre 8,5 e 8, e no Nordeste só o Ceará
conseguiu esse feito e em uma única cidade foram duas escolas. Mas, para
algumas escolas não ficarem desanimadas, o MEC estabeleceu metas, e para variar,
metas bem medíocres que servem apenas como consolo para as péssimas condições
em que se encontram algumas instituições e suas formas de ensino. Contudo, acredito
que será preciso uma revolução na educação para que possamos realmente
acreditar em um país do futuro. Afinal, não podemos aceitar que 65% dos alunos
do ensino médio não saibam entender ou compreender um texto.
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