quinta-feira, 26 de abril de 2012

"Todos erram"


Existem assuntos que eu prefiro não opinar por impulso, ou, sem antes estudar o assunto e até mesmo ouvir a opinião de mais alguém e, por que não, ouvir as explicações mais contundentes de quem as lançou, por exemplo; a divulgação do prêmio “palma de ouro” ganho pela secretaria de educação de Campo Grande, feita pelo secretário de educação Raniere Moreno.

Primeiro que não achei absurdo nenhum o secretário ter noticiado o prêmio, até pelo esforço com que conduz a secretaria não seria de estranhar, mas só esforço não ganha prêmio, principalmente em se tratando do sistema educacional brasileiro. Pois, se assim fosse, quase todas as escolas do Brasil mereceriam ganhar um prêmio.

A única explicação plausível para noticiar tal prêmio é se não, a ansiedade em mostrar para a sociedade o quanto se dedica de corpo e alma no que faz. Por isso, cometeu um erro infantil de noticiar um prêmio que, agora todos sabem que é um mérito comprado, ou seja, sem a justa honraria. Um erro, portanto, que se divide com toda a sua equipe, pois, não é possível que alguém não tenha o alertado para conferir se era algo verdadeiro ou não. Porém, nada que seja absurdo a ponto do secretário ser escrachado em alguns blogs de nossa cidade, a não ser pelo motivo torpe de ser adversário político e querer fazer pouco de um sistema que a bem pouco tempo fez parte e se beneficiou do mesmo. Portanto, pura hipocrisia. Além do mais, sabemos todos que a educação no Brasil é algo que os governos tanto federal, estadual e municipal tem como quesito de menos importância. Inclusive, quem mais criticou o secretário, faz parte do partido que está no governo e que menos fez para a educação no país em todos esses anos. Todos podem cometer erros, pois, já li links em alguns blogs - Inclusive no site do senhor Caramuru quando publicou o link falso do DETRAN - que eram falsos. Isso só mostra o quanto devemos ter cuidado ao publicarmos algo tirado da internet. No entanto, o secretário deve-nos uma justificativa e desculpa a toda a população.

Esse tipo de prêmio só existe no Brasil por que tem uma educação desvalorizada, deixando assim, brechas para esse tipo de oportunista que oferece prêmio fácil a quem se deixa enganar ou, por más intenções. No entanto, sabemos que para ganhar prêmio na educação desse país, tem fazer coisas extraordinárias, surpreender até mesmo quem está no topo do comando. Para dar um prêmio na educação, eles dizem; “Ué, como foi que eles conseguiram fazer isso com tão pouco que agente oferece? Então, só nos resta premiá-lo e dizer que são exemplos”.














Nenhum comentário:

Postar um comentário